FUAorg [entre nós] #2

Olá! Esta é a segunda edição do FUAorg [entre nós], o blog interno da nossa Fundação Ubaldino do Amaral. O objetivo desse canal, com publicações bimestrais, é fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e a coesão das equipes. Será atualizado com novidades e informações sobre os colaboradores e projetos da empresa, e para isso, contamos com a sua participação e colaboração neste projeto, que é produzido para você e também por você.

Clique aqui e relembre a 1ª edição (junho)

Palavra do Gestor: Fábio Florêncio

Olá! Cuidar da área de TI e digital hoje, além da grande responsabilidade que o cargo naturalmente já exige, é um desafio e tanto, uma vez que todos os setores da empresa dependem direta ou indiretamente dos recursos de informática. 

Vivenciei muitas transformações da área e, consequentemente, da importância da TI, ao longo de 22 anos na FUA. Quando comecei a estagiar, em 1997, estávamos num processo de intensificação dos recursos de informática, aumentando muito a quantidade de PCs, serviços, sistemas e servidores. Era uma época que muita coisa nova estava aparecendo e acontecendo, o que exigia grande esforço de todos.

Como curiosidade, ainda nessa época, nem todos os departamentos possuíam internet, sendo que o acesso era discado a velocidades baixíssimas. Muito pouco tempo depois chegamos a ser um dos maiores provedores de internet discada (CruzeiroNet) da cidade, com “incríveis” 512 kbps de velocidade! Para comparação, hoje uma linha móvel 4G oferece velocidade mais de 20 vezes superior a essa. 

Também foi nessa época em que lançamos nosso primeiro site de notícias, o que fez muita coisa mudar internamente. A responsabilidade de deixar todos os sistemas no ar sempre foi grande, uma vez que o jornal dos nossos clientes tem que estar bem cedo em suas residências todos os dias. Falhas resultariam em atraso, reclamações, cancelamentos; ou seja, situações que deveriam (e devem) ser evitadas ao máximo. Ainda assim, levando-se em conta que o processo de impressão começa de madrugada, tínhamos uma janela de restauração que, dependendo do problema, era de algumas poucas horas para resolver, o que felizmente sempre conseguimos.

Dessa época para nossa atualidade, com a explosão da internet e da capacidade computacional, o paradigma mudou: a informação em tempo real, a necessidade da busca pela informação, a integração das empresas e dos sistemas; tudo isso nos transformou em um ambiente em tempo real (lembrem-se que estamos vivendo a transformação digital na transição para a indústria 4.0). Aquela janela de manutenção que tínhamos para outras situações não existe para aquilo que de uma maneira ou de outra está disponibilizada para nossos clientes e parceiros. Temos que resolver os problemas no menor tempo possível.

Hoje existe um volume enorme de dados que não para de crescer. Somente o acervo do jornal (Projeto Memória), são quase 700 mil arquivos. Temos o SAP como sistema de gestão empresarial, Senior para gestão de pessoas, SDE cuidando da redação, Hellm no colégio, dentre outros com funções específicas (portais, firewall, call center, backup, etc.), que hoje se misturam entre sistemas hospedados localmente, em nossa nuvem privada, ou na nuvem pública.
Há pouco mais de um ano também foi instituído o setor de digital, que veio para ajudar a entender as constantes transformações que as tecnologias voltadas para internet passam e definir estratégias baseadas em tendências e boas práticas (análise e inteligência de dados).

Estamos na vanguarda de várias tecnologias, uma marca registrada da FUA. Isso nos torna diferenciados nos recursos que possuímos. Porém, ao mesmo tempo, isso nos obriga a estarmos constantemente nos reciclando para conhecermos e entendermos novas tecnologias (algo que já é inerente a quem trabalha na área, mas potencializado, dado o ambiente heterogêneo que trabalhamos).

A tecnologia muda constantemente e estamos, dentro das nossas possibilidades, buscando o constante aprimoramento. Tudo isso para manter o ambiente o mais produtivo possível para os colaboradores, parceiros e comunidade. Abraços a todos.

RH Informa

Mais um bazar de Dia dos Pais realizado com sucesso!

Conhecendo o Setor: Assistência Social

O Serviço Social da FUA, composto pela Wélvia Silva, desenvolve seu trabalho em três frentes principais, sendo: na satisfação das exigências legais relativas aos credenciamentos da FUA , no atendimento/apoio às demandas dos colaboradores e familiares na forma de orientações sobre determinado assunto, e no processo de Bolsa Social do Colégio Politécnico.

Ações do Serviço Social na Fundação Ubaldino do Amaral:
• Prestação de contas junto ao Ministério de Justiça, a fim de manter a Certificação de Utilidade Pública Federal.
• Representação da Fundação Ubaldino do Amaral – FUA junto ao Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS, prestação de contas e recebimento das visitas técnicas.
• Articulação junto com os setores Contabilidade e Jurídico para prestação de contas, regulamentação e representação da Fundação Ubaldino do Amaral – FUA junto aos órgãos de acompanhamento.
• Atendimento a colaboradores diante de necessidades apresentadas, através de acolhimento, orientação, encaminhamento .
• Assessoramento às entidades assistidas pela FUA: Vila dos Velhinhos ; Liga Sorocabana de Combate ao Cancer, Ofebas, Monteiro Lobato e Insanos.

Receita do Chef com Neuri (TI)

Ingredientes da Massa:

  • 4 ovos
  • 3 colheres (sopa) de leite em pó Ninho
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água fervendo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Separe as gemas e bata as claras em ponto de neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar até dobrar de volume, então junte o leite em pó e a água fervendo e bata essa mistura em velocidade baixa na batedeira, juntando aos poucos a farinha de trigo. Quando a mistura estiver homogênea, desligue a batedeira! Continue a misturar com um batedor manual, juntando as claras em neve e, por fim, o fermento.

Após a mistura estiver completa e homogênea, despeje-a em uma fôrma (de preferência com laterais removíveis).
Leve ao forno pré-aquecido em 200 graus por 30 minutos, observando a coloração da superfície que deve ficar dourada e com a introdução de uma faca, deve sair limpa, significando que a massa estará pronta!

Ingredientes para Creme – Recheio e Cobertura:

  • 10 colheres (sopa) de leite em pó Ninho
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de creme de leite
  • 200g de manteiga sem sal (um tablete)

Modo de preparo:

Na batedeira, bata o leite condensado com a manteiga, até obter um creme aerado. Junte o leite em pó e acrescente o creme de leite, batendo em velocidade baixa, até obter um creme homogêneo. Leve à geladeira por duas (2) horas!

Ingredientes para Calda para umedecer o bolo:

  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 100 ml de leite integral

Modo de preparo:

Na batedeira com velocidade alta, misture bem os ingredientes, batendo bem, mas sem ultrapassar o ponto líquido (não pastoso) da calda.

Montagem final do Bolo

Sugestão de ingredientes para decorar: morangos e chocolate amargo ou meio amargo ralado.

Corte o bolo na horizontal, em três bolachas. Sugestão: corte com linha grossa de costura, delimitando igualmente a altura de cada bolacha.
Umedeça o parte inferior com a calda e disponha uma porção suficiente do creme de recheio gelado na parte umectada, espalhando pela superfície toda, preenchendo todos os espaços e alisando com uma espátula, com o fundo de uma colher ou com a mão, modelando uniformemente todo o espaço. Adicione as metades ou partes ou rodelas de morango, por cima do recheio, a gosto.
Monte o bolo intermediário em cima da parte do bolo já recheado no passo anterior, repetindo a operação de umedecer e preencher com o recheio, espalhando e modelando também essa outra parte de bolo, adicionando os morangos, da mesma forma do passo anterior.
Por fim, posicione a terceira parte do bolo no topo e repita as operações. Agora que temos o bolo montado, espalhar e modelar pelas laterais também, de cima a baixo. Decore com as metades ou partes de morango a superfície e as laterais. Finalmente, polvilhe chocolate ralado, por cima e laterais. Leve à geladeira, pelo menos por duas horas, antes de servir, para que a cobertura e o recheio fiquem bem consistentes. Pronto! Pode servir! Sucesso garantido! Bom apetite!

Participe você também, envie seu depoimento ou sua dica através do formulário deste link.

O que é Qualidade de Vida para você?

Tudo começou quando decidi me inscrever para o concurso publico da Policia Militar no qual exige uma série de testes físicos que eu não seria capaz de ser aprovada com a vida sedentária que eu estava levando, em Novembro de 2018 comecei a reeducação alimentar e caminhada diária de uma hora e meia perto de onde moro, com a perda de peso, intensifiquei os treinamentos no paço municipal após a jornada de trabalho, com a orientação de uma personal trainer (Ana Paula), uma vez por semana. Alguns dias fui correr com o Colaborador Gustavo que cronometrava o tempo de percurso, recebi apoio das Colaboradoras Thayná e Caren que caminhavam comigo em dias aleatórios. Hoje sigo a rotina de ir diariamente na academia, exceto Sábados e Domingos.

Edilaine Barros

Participe você também, envie seu depoimento ou sua dica através do formulário deste link.

Dicas Culturais

A capital paranaense, Curitiba, é uma cidade muito bonita e agradável para passar um final de semana, inclusive com crianças. Cheia de atrativos, Curitiba reúne diversos tipos de passeio de lazer, cultura, gastronomia, entre outros, além de vida noturna variada. Se você chegar à cidade de ônibus, próximo à rodoviária já há dois locais interessantes para conhecer. Um deles é o Jardim Botânico, que é um dos principais cartões-postais da cidade. A entrada é gratuita e muitos turistas passam por lá. A diversão para as crianças já começa no trajeto, pois em frente à rodoviária há um ponto de ônibus do BRT, com aqueles famosos pontos em forma de tubos, que fazem a alegria da garotada. O ônibus para do lado do Jardim Botânico.

E bem ao lado da rodoviária fica o Mercado Municipal de Curitiba, que também vale a pena pela entrada gratuita e pela praça de alimentação, onde é possível tomar um bom café ou fazer uma refeição. Já em um dos bairros mais glamourosos de Curitiba, o Batel, a dica é conhecer o tradicional bar/lanchonete da rede americana Hard Rock Café. Super estiloso, o local impressiona pela arquitetura ousada e pelas guitarras, uma fora e outra dentro, que dão um charme especial ao local. Tem ainda a lojinha com os produtos da marca e é um espaço legal para quem gosta, é claro, do bom e velho rock.

Curitiba tem passeios para todos os bolsos e gostos! Boa viagem! ?

Ana Cláudia Martins (Redação)


Participe você também, envie seu depoimento ou sua dica através do formulário deste link.


Conquistas Pessoais

“Sempre tive vontade de aprender Libras e estou tendo a oportunidade de fazer o curso pelo CECAP.

A professora Mauren é paciente e tem um jeito diferenciado de ensinar. Ela interage com os alunos fazendo com que se aprenda com facilidade. 

Por inclusão social, é muito importante que as pessoas aprendam essa língua e particularmente, poder colaborar com a FUA quando houver algum funcionário com deficiência auditiva, é muito gratificante.”

Marisa Bento Mariano – Líder de Limpeza

Participe você também, envie seu depoimento ou sua dica através do formulário deste link.

RH Informa ♻️

Estamos contentes em saber que todos os colaboradores da FUA estão contribuindo com o meio-ambiente e com nosso compromisso em diminuir o uso de descartáveis! Parabéns a todos e continuem com o comprometimento!

Programe-se: SIPAT

A equipe da CIPA organizou um grande evento para todos os colaboradores da FUA. No dia 23 de setembro, acontece o início da SIPAT: Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho.

Trata-se de uma semana dedicada aos assuntos relacionados à saúde, extremamente importante para todos os setores da nossa empresa.
Participe e aproveite ao máximo essa oportunidade de absorver conhecimento rico com ótimos profissionais da nossa cidade! A nossa segurança depende da colaboração de todos.

Confira o cronograma completo clicando aqui!

Produção Informativo [entre nós]:

Mariana Conti (Marketing) e Eveline Almeida (Digital).