Cobertura SIPAT 2019

O último dia da SIPAT, foi um capítulo à parte, quando começamos em alto astral, tratando o tema dos ‘Primeiros Socorros’ com o Cabo Paes, do Corpo de Bombeiros de Sorocaba. Uma palestra que começou com o depoimento de vida e seus percalços do sr. Wilson Rossi, da área comercial, que nos relatou de forma emocionada e amorosa, suas aventuras, desventuras e recuperações, diante de fatos de vida e de morte, que ele enfrentou, passou, caiu, levantou e nos mostrou com seus anos de experiência, a devoção e fidelidade à história de sua jornada, cuja vitória exprimiu textualmente, ora nos levando ao riso, ora às lágrimas e de uma forma geral, ao entendimento do sabor e tempero que a vida pode nos permitir, saboreando as palavras e a expressão da felicidade, que obtém dia a dia na convivência laboral. Foi magnífico em seu relato, na sua verdade, sua simplicidade e amizade, cativando à todos na singeleza de sua visão e fortaleza de seu caráter. Parabéns ao sr. Wilson Rossi, de todos nós da SIPAT-CIPA-FUA/2019.

Na sequência, o cabo Paes discorreu em sua palestra as situações e técnicas de primeiros socorros, atentando para o nosso ambiente e simulando situações possíveis de ocorrer e passíveis de salvamento, orientando-nos para o reconhecimento e identificação de condições de risco, diante de possíveis atitudes que costumamos pensar para agir, dirimindo dúvidas, esclarecendo equívocos, ensinando passo a passo, cada ação correta a se tomar, diante de situações de emergência. Num tempo de interação com o público presente, que se alongou, próximo de duas horas, onde os participantes entretidos e interessados, não desgrudaram de suas cadeiras, mesmo estando em horário avançado para o almoço, prova de que o assunto e o palestrante estavam ótimos e importantes. Agradecemos ao cabo Paes por tão bela e esclarecedora palestra! Na sequência, da palestra das 15:00, tivemos o nosso técnico de segurança no trabalho, Renato Martines, discorrer sobre temas de nosso dia a dia em nossas casas, na vida doméstica, fatos que podem ocorrer com adultos e crianças, situações de risco, como preveni-las e tratá-las. Sua informação de que 76% dos acidentes ocorrem diariamente no lar, entendemos o anagrama Local de Alto Risco.

Excelente apresentação, assim como na palestra das 19:00, tivemos o Renato Martines, expondo e interagindo com o pessoal de produção, falando e demonstrando os diversos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), informando e esclarecendo sobre seu uso necessário e correto, cuja palestra encerrou nossa SIPAT (Semana Interna de Prevenção à Acidentes de Trabalho) 2019, deixando-nos um saldo positivo de conhecimentos sobre saúde e segurança, propondo individualmente, desde reflexões a ações e mudanças possíveis, para que cada participante possa adquirir métodos, conceitos e propósitos de uma vida laboral e pessoal, mais saudável, segura e feliz! Nós da CIPA-2019, agradecemos as cooperações de todos que de forma direta ou indireta, colaboraram para que a efetiva e boa realização de todos os eventos, sua divulgação e controle. Nosso muito obrigado a todos!

26/09/2019 – SIPAT – Palestras da Medicina Preventiva – Notre Dame – Intermédica – Mediplan
Numa linguagem de fácil entendimento para alguns termos médicos e biológicos, com exposição de materiais contraceptivos e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis ISTs, a palestrante Eliane Paiva, responsável por unidades Mediplan de atendimentos clínicos de Sorocaba, veio nos capacitar e nos tornar multiplicadores de conhecimentos sobre cada tipo de infecção e doença, dentro do tema proposto ‘Sexualidade, DST e AIDS’, de forma brilhante, onde cada participante teve a oportunidade de rever seus hábitos, suas escolhas e ter consciência de riscos, tanto de contrair infecções, quanto de replicar infecções, eliminar mitos e preconceitos, conscientizar sobre necessidades de higiene corporal e adquirir noções de respeito mútuo e com companheiros(as) e parceiros(as), no trato das relações sexuais e de vida.

Criou-se uma atmosfera amena e feliz para tratar os temas, que muitas vezes são difíceis de se abordar socialmente, o que propiciou abertura e diálogo dos participantes para dirimir dúvidas, preconceitos e crenças, alimentando a valorização da família e dos entes queridos, em nome da busca da saúde corporal e psicológica. Foi com certeza, um grande sucesso em nossa SIPAT!

25/09/2019 – 10:00 e 19:00 – Palestra ‘A saúde e a dependência digital’, com a psicóloga Claudia Ferro, foi extremamente importante e transcorreram com um interesse dos públicos que participaram, memoráveis! As plateias nos dois horários sairam plenamente satisfeitos com as informações e reflexões propostas pela palestrante, questionando os hábitos a que todos nós estamos expostos, incluindo nossas tarefas de educação infantil com nossos filhos em todas as idades.

Foi uma delícia absorver informações de qualidade e obter a visão psicanalítica sobre esse mal de nosso século, com exposições à tecnologia digital cada vez mais forte. Foram momentos que flutuaram entre o racional e emocional, no passado, presente e futuro, fechando com a grande reflexão sobre como tratarmos nossos bebês diante dessa avalanche tecnológica, seus benefícios, seus males e formas de tratamento. Super didática, com apresentação leve e aberta à discussões, abriu diálogos e esclareceu cada ação ou reação, deixando-nos clara a percepção das mudanças que devemos promover em busca de uma vida com tecnologia, mas saudável! Show! Adoramos!

Já quanto às terapias alternativas, comandadas pela terapeuta Adriana Sampaio, junto com os terapeutas Carlos Freitas, Adriana Rodrigues, Ester Almeida e Cibele Garcia, foi um show à parte para todos aqueles que se agendaram nas diversas modalidades de terapia, como REIKI, MESA RADIÔNICA, AURICOLOTERAPIA E FLORAIS DE BACH. Com vários testemunhos de satisfação pelos atendimentos recebidos e interesses demonstrados, inclusive pela palestra da Adriana Sampaio, que notabilizou o público das 15:00, que receberam informações muito claras, importantes, úteis e replicáveis, sobre como adquirir e manter sua saúde, com métodos simples e eficazes no dia a dia.

Foi uma maratona de atividades e sensações terápicas que transcorreram desde 11:00 da manhã, até 19:00, adentrando a noite, com astral envolvente e calmo das terapeutas e do ambiente, preparado para acolher os pacientes e tratá-los nos atendimentos e palestra, com musica e vídeos sugestivos, formando um ambiente propício e relaxante para todos os participantes. Só podemos classificar de brilhantes as atuações dos terapeutas, bem como a participação entusiasmada dos pacientes. Foi um show de bom astral, informações de cura e prevenção, assim como a predisposição contagiante de emoções e sensibilidade das pessoas, que emanaram por todo ambiente! Só nos resta agradecer do fundo do coração por tanta graça recebida! Deus abençoe!

Seguindo a agenda SIPAT, na manhã e tarde de terça-feira, 24/09, às 10:00 e 15:00, tivemos a apresentação da palestra/colóquio da psicóloga clínica e institucional Alessandra Scalise! Formada pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise de Sorocaba e Região, numa linguagem fácil e navegável entre os conceitos psicanalíticos, traçou um paralelo entre a visão das realidades humanas contemporâneas e do início do século 20, trazendo aos participantes a noção do ser, estar e ter, dentro da compreensão do custo x benefício dessas posturas e ações, diante das necessidades prementes, dos conflitos iminentes, dos enfrentamentos diários laborais e a colocação do ser diante das mudanças de realidade e suas reações diante do sofrimento psicológico imperceptível ao olhar interno e externo, suas consequências e viabilidades de tratamento. Instigou o público com questionamentos e sugestão de situações à buscar reflexões sobre si mesmos, numa tentativa de estabelecer o equilíbrio do indivíduo no patamar do quem sou, onde estou e como posso agir, de forma a minorar os efeitos insalubres do stress no relacionamento laboral e outros, por reflexo, deixando no ar a questão da visão do trabalho como fonte de prazer ou apenas necessidade!”                     

Na continuidade, às 19:00 foi a vez da “Saúde na visão das terapias alternativas”, com a terapêuta Adriana Sampaio, trazendo a perspectiva de que tudo pode ser diferente, pode ser ZEN, devido à essa visão terapêutica nos relacionamentos com seus pares e consigo mesmo! Tivemos histórias belíssimas, ambiente proposto de forma curativa, com imagens sugestivas e música relaxante, com iluminação tênue e inspiradora para suscitar nos participantes a concentração necessária para buscarem em si mesmos um estado de meditação consciente e curativa emocional! Foi um verdadeiro show de emoções! Em seguida passaram por atendimentos REIKI os que estavam agendados, finalizando o excelente dia!

Dia 23, segunda-feira, foi o primeiro dia e abertura da SIPAT!
Com o tema Alcoolismo, Tabagismo e outras drogas, a Secretaria de Política sobre Drogas, o SEPOD, realizou a primeira palestra do dia com sua equipe, de forma didática e interativa, com simulações e experimentos teatrais, passando conteúdo em vídeos de cenas reais de consequências do uso de drogas, disseminando informações de forma contundente das causas e eficaz do propósito do tema!

Na parte da tarde e noite foi a vez do Dr. Erick, professor de biomedicina na Uniso, especialista em toxicologia, que demonstrou de forma científica e estatística, também de forma coloquial, o propósito do tema, com ênfase nas diversas formas de uso do tabaco e seus males! De uma forma geral, as mensagens nas palestras, foram disseminadas de forma importante aos que se interessaram a assistir, obtendo status de replicadores dos conhecimentos obtidos, podendo ajudar, não só a si mesmos nos problemas dos vícios, quanto à outros de seu círculo de convivência.

Podemos afirmar que o resultado do primeiro dia foi totalmente satisfatório e positivo para a SIPAT, pelo que agradecemos aos participantes, que afinal são os grandes beneficiados pelas informações recebidas. Parabéns a todos! Vamos para o segundo dia animados, porque vem muita coisa boa por aí, a semana só começou e o menu está recheado. Bom apetite!