Saiba mais sobre as Palestras da SIPAT 2019

A equipe da CIPA organizou um grande evento para todos os colaboradores da FUA. No dia 23 de setembro, acontece o início da SIPAT: Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho.

Trata-se de uma semana dedicada aos assuntos relacionados à saúde, extremamente importante para todos os setores da nossa empresa.
Participe e aproveite ao máximo essa oportunidade de absorver conhecimento rico com ótimos profissionais da nossa cidade! A nossa segurança depende da colaboração de todos.

Confira o calendário e anote na sua agenda os melhores horários para acompanhar as atividades.

Profissionais da Saúde e Segurança apresentarão palestras e farão atendimentos individuais gratuitamente

Para uma imersão em conhecimento de qualidade, atualizado e claro, a CIPA convidou ótimos profissionais de Sorocaba para participar, tanto da área da Saúde quanto da Segurança.

Alcoolismo, tabagismo e outras drogas

A SEPOD (Secretaria de Políticas Sobre Drogas P.M.S) faz parte de um programa do governo do Estado de São Paulo de prevenção à utilização de álcool, tabaco e outras drogas, como crack, cocaína, heroína, narguilê, etc.

A ação da palestra é informar, esclarecer e prevenir pessoas quanto aos malefícios resultantes do uso ou da permissão de uso, nas famílias e no indivíduo, de forma a combater e erradicar as drogas na sociedade, sejam lícitas ou ilícitas. O objetivo parte do indivíduo, mas foca a amplitude de um resultado social positivo, atemporal, persistente e contínuo.

O Estresse e o Trabalho

Com visão de atendimentos psicológicos de pessoas que buscam tratamento para esse mal comum, que acomete pessoas de uma forma geral, contemporâneas e suscetíveis à pressões na vida social e laboral. A palestra com a psicóloga Alessandra Scalesi visa alertar e sugerir situações, na maioria das vezes, imperceptíveis no dia a dia, que progridem e elevam o nível de suscetibilidade, até se tornarem protagonistas de um quadro de enfermidade mais limitadora para o indivíduo, comprometendo vida familiar, social e laboral.

A Saúde e a Dependência Digital

Numa época contemporânea, onde cada vez mais as pessoas se tornam dependentes de soluções tecnológicas para organizarem suas vidas pessoal, familiar, social e laboral, criam hábitos no uso irrestrito dessa tecnologia digital, atraindo para si e outros da convivência, situações que podem evoluir, desde uma enfermidade física, psicológica, até causando a própria morte e de outros quando em situações de trânsito.

O objetivo da palestra da psicóloga Claudia Ferro é de alertar e despertar para indivíduos e coletividade, quanto às facetas que a vida no âmbito digital, pode navegando entre os benefícios e os malefícios, criar-nos tendências no uso exacerbado e com isso ampliar nossa suscetibilidade ao risco de vida e saúde física e psicológica.

Sexualidade, DST e AIDS

A medicina preventiva Mediplan traz a visão baseada em estatísticas dos temas, vivenciado diariamente com as ocorrências de atendimentos hospitalares e da própria medicina, que se deparam com gravidez precoce da adolescência, pré-adolescência e juvenil, de forma a alertar as várias faixas etárias de risco ou mesmo pais, parentes ou responsáveis, que podem possuir influência nos indivíduos que podem estar afetados, seja por falta de informação ou desestrutura familiar.

O objetivo é conscientizar as pessoas para os riscos dos relacionamentos sexuais descompromissados com higiene pessoal, casualidades de encontros furtivos de redes sociais, desinformação ou irresponsabilidades para contrair doenças sexualmente transmissíveis e hiv(aids), diante de posturas que apenas o indivíduo consciente e bem informado pode evitar para si e para os da convivência. O objetivo também busca a replicação de informações para abrangência dentro das famílias e convivências.

Técnicas para Primeiros Socorros

Baseado em vivências do dia a dia no atendimento de ocorrências pelo Corpo de Bombeiros à sociedade da Região Metropolitana de Sorocaba, gerando conhecimento e experiência no trato com o atendimento inicial de acidentados ou pessoas em risco de comprometimento da saúde física. A palestra visa disseminar técnicas para reconhecimento de situações e condições de risco de saúde, onde a melhor postura do acidentado diante do conhecimento específico de um acidente, trauma ou comprometimento de saúde, possa ajudar a si e a outros da convivência à suplantar ou amenizar os efeitos de uma situação de risco ou já instalada.

Tem por objetivo disseminar técnicas de primeiros socorros, além de tornar conhecidos materiais, objetos e ações de salvamento de vidas.

Saúde Emocional na visão das Terapias Alternativas

Diante de situações de vida, que muitas vezes podem comprometer o estado de saúde geral, com impactos na racionalidade por meio da emocionalidade abalada por questões insalubres de convivências e relacionamentos, familiares ou sociais, que mesmo sem ter conotação de problema reconhecível da saúde física ou emocional, pode interferir no fluxo de vida saudável do indivíduo, afetando não só seu estado desperto, quanto pode atrapalhar a qualidade de seu descanso, seu sono e seu estado de tranquilidade ou paz.

A palestra será ministrada pela terapeuta Adriana Sampaio, que também estará aplicando Reiki, junto ao Carlos Freitas.

O objetivo se delineia através da disseminação de terapias como radiônica, reiki, auriculoterapia e florais de bach, que podem corrigir ou ajudar a fluir a energia existente nos seres humanos e animais, solucionando os problemas de fluxo energético e causando o bem estar geral.

Além da palestra informativa, as profissionais de terapias alternativas Adriana Rodrigues, Ester Almeida e Cibele Garcia também estarão atendendo individualmente.

Mesa Radiônica: instrumento de cura, realinhamento e harmonização das energias

Confirme sua presença, faça seu agendamento e programe-se para as palestras

A CIPA conta com a sua presença e colaboração!