Fua Conecta #11 | junho 2023

Dicas para um convívio saudável

⚠️ A campanha visa informar e orientar todos os colaboradores e envolvidos da FUA para que estejam cientes sobre situações de assédio moral no ambiente corporativo.

Exemplos de assédio que NÃO DEVEM SER FEITOS:
✦ Dar orientações confusas ou imprecisas ao trabalhador;

✦ Designação de novas tarefas sem tratamento e orientação;
✦ Bloquear andamento do trabalho alheio;
✦ Atribuir erros imaginários ao trabalhador;
✦ Não repassar trabalho ao funcionário, provocando sentimento de inutilidade;
✦ Sobrecarga de trabalho com prazos impossíveis de serem cumpridos;
✦ Toda conduta abusiva (palavra, gesto, comportamento, atitude) que fique contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa degradando o clima de trabalho. 
Denuncie pelo e-mail: [email protected]

Aconteceu na Fua

Festa Junina em comemoração aos 120 anos do Jornal Cruzeiro do Sul.

O Jornal Cruzeiro do Sul completou 120 anos no dia 12 de junho e para celebrar esta data especial, os colaboradores realizaram uma Festa Junina!

Em clima junino, os colaboradores da FUA se reuniram para uma confraternização em comemoração aos 120 anos do jornal. A festa foi um sucesso e todos puderam aproveitar ao máximo esse momento único.

A noite foi repleta de momentos inesquecíveis, brincadeiras e uma variedade de comidas típicas juninas. Além de tudo isso, todos os colaboradores cantaram “parabéns” para o Cruzeiro do Sul em clima de alegria e festa.

120 anos do Jornal Cruzeiro do Sul

Dia 12 de junho o Jornal Cruzeiro do Sul completou 120 anos. Para celebrar esta data especial, foi feita uma entrevista com o Sr. Laelso Rodrigues, um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral e, atualmente, membro da diretoria.

1 – O senhor é um dos instituidores da FUA. Pode nos contar um pouco sobre a criação da Fundação?
“A criação da Fundação Ubaldino do Amaral se deve a um trabalho que foi feito em 1963. A Loja Maçonica Perseverança III estava precisando ter uma empresa que pudesse dar receita para manter as outras entidades. Foi ai que o presidente da Loja Maçonica Perseverança III teve a ideia de montar uma empresa. Eu fui o encarregado de fazer o contato com o Cruzeiro do Sul da época e foi através desse contato que nós tivemos a feliz ideia: 21 membros da Loja Maçonica adquiriram as ações da editora Cruzeiro do Sul. Assim, em 31 de julho de 1964, foi instalada a Fundação Ubaldino do Amaral, que funciona até hoje”.

2 – Como é para o senhor fazer parte do jornal há tantos anos?
“É emocionante. Estamos aqui há 60 anos, é uma vida. Eu fico muito feliz de ainda, com 91 anos, estar participando da diretoria da Fundação Ubaldino do Amaral”.

3 – O que mais te marcou na sua trajetória no jornal?
“O que mais marcou para mim foi, justamente, o serviço voluntário que é feito até hoje pelos membros da direção da Fundação Ubaldino do Amaral. Nunca nenhum diretor teve nenhuma vantagem na administração. E graças a isso, como nós não temos nenhuma despesa de administração, sempre foi incorporando resultados na própria fundação”.

4 – Como o senhor descreveria o jornal nesses 120 anos?
“O jornal, quando nós assumimos, não tinha ainda televisão e rádio que era o maior órgão de divulgação. Então, todo mundo precisava ler o jornal pra saber o que estava acontecendo na cidade, no estado, no Brasil e no mundo. Hoje, com a tecnologia nova e a internet, as coisas se tornaram diferentes. Mas, como a fundação não tem nenhum tipo de lucratividade, ainda pudemos manter. Por isso que nós somos o 12º maior jornal do Brasil”.

(Letícia Gebaile)

Hora da Receita

Para esta edição do FUA Conecta vamos conhecer uma deliciosa receita de Torta de frango, com a colaboradora Edicleide dos Santos.

Torta de frango

• 3 ovos                                                                           

• 2 copos de leite                                                                       

• 1/2 copo de óleo                                                                        

• 2 copos de farinha de trigo                                           

• 100g de queijo parmesão                                                                        

• 1 pitada de sal

• 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Colocando os ingredientes líquidos primeiro. Após isso, unte uma assadeira com óleo e farinha de trigo.

Depois, coloque a massa no recipiente e em seguida coloque o recheio de sua preferência. Posteriormente, cubra com o restante da massa. Para finalizar, leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.                                                                              Agora é só servir. Bom apetite!

Meu querido pet

Os pets da Giovana Moraes (Financeiro)


Thor é o mais velho da casa com 8 aninhos, super preguiçoso, rabugento, mas ama um carinho e uma garrafa pet para brincar.

A Pretinha é a princesinha da casa com 5 anos, ela seguiu meu tio até em casa e acabamos adotando ela. Ela é super carinhosa, brincalhona e adora um tapinha no bumbum. Ela é a mamãe do Loui e Luke.

Loui, com 2 anos, ama um carinho no rostinho, ama brincar de esconde-esconde, ama ficar sentadinho e fofocar na janela.

Luke, com 2 anos também, não gosta muito de carinho, mas as vezes tem uns picos de carência. Ele é o pidão da casa, sempre que estamos cortando alguma coisa ele fica nos pés miando. Ama brincar com o Loui e adora tomar um sol.

 

Conhecendo o setor

O setor Assistência Social é composto por Silmara Araújo Guedes (Assistente Social) e Anna Julia Rodrigues Rosa (Menor Aprendiz).

O Assistente Social atua em diversas áreas, como por exemplo saúde, habitação, assistência social, cultura e educação. São muitos os desafios deste profissional em qualquer área. Elaborar, coordenar, analisar e executar programas para a melhoria da qualidade de vida, promover o acesso aos serviços e assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. O serviço social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social.

A FUA oferece 350 bolsas para alunos de 6 anos a 16 anos e desde a candidatura até matrícula há muitas etapas analisadas pelo Assistente social, garantindo que as vagas disponíveis tenham sido preenchidas por alunos com o perfil pré definido no edital. Além disso, a FUA através do setor social apoia Organizações da Sociedade Civil com divulgação dos projetos, realiza campanhas internas com os colaboradores e alunos. Essas campanhas são de diversos segmentos como por exemplo: Campanha do Agasalho, Campanha da Páscoa, Campanha de alimentos. Toda arrecadação é repassada para organizações parceiras.

Estamos participando este ano novamente do Selo Social, que é uma certificação que reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Após o expediente

Sou a Carolina, faço parte do RH da FUA, e sou estudante de Direito. Por mais que minha formação é inerentemente ligada à área de humanas, uma das minhas atividades favoritas é a luta, notadamente o jiu-jítsu.

A arte sempre esteve ligada na minha vida, de certa maneira, sempre estive praticando, fiz teatro, dança e canto, mas onde me encontrei foi na chamada “arte suave”. Às vezes acredito que o jiu-jítsu me ensina muito mais que a própria vida, o valor do que ele traz na minha vida não existe nada que pague, porque ele me dá uma sensação de tranquilidade.

Sempre me pergunto de onde vem toda a minha disposição para prática, e sempre penso que é pelo fato do jiu-jítsu ser para qualquer um. Qualquer um que queira aprender pode. Não há diferença de masculino ou feminino. Jiu-jítsu, no final do dia, é a arte de expressar a si mesmo honestamente. Cada vez que você coloca um quimono, você não pode mentir e é isso que me torna uma pessoa melhor e mais alegre.

Boas vindas aos novos colaboradores!

Anna Julia Rodrigues Rosa – Menor Aprendiz  
Beatriz de Matos Falcão – Estagiária
Cícero Luiz de Souza – Auxiliar de Impressão IV
Claudineia de Oliveira Alves – Estagiária 
Cleber Natalino de Mello Humberto – Porteiro
Danielle Pauli Acaiaba dos Santos – Estagiária
Jéssica Regina Ribeiro Romano – Estagiária
João Crivellani Neto – Jovem Aprendiz
Lais Osaku Bezerra – Jovem Aprendiz
Lorena Vitória dos Santos – Estagiária
Luis Felipe Rocha dos Santos – Estagiário
Maria Eduarda Vieira – Estagiária 
Paola Eduarda de Lima – Estagiária
Roseli Bonetti – Porteira
Silvana de Almeida – Auxiliar de Limpeza
Tainara Vaz da Silva – Estagiária
Yasmin dos Santos Noronha – Estagiária

Aniversariantes de Junho

03 – Camila Ruggeri | Poli
04 – Joyce de Moura | Poli
06 – Márcio Meira | Transporte
09 – Benedito da Silva | Portaria
09 – Daniela Gomes | Poli
10 – Jéssica Romano | Poli
11 – Márcio de Oliveira | Portaria
12 – Gilberto Conceição | NutriSaúde
12 – Plinio Cuani | Limpeza
14 – Divaneide Pereira | Poli
14 – Diego Zanardo | Poli
17 – Marcelo Porcer | Encartador
17 – Reginaldo Roberto | Portaria
17 – Mariana Moraes | Poli
18 – Aldo Fogaça | Redação
21 – Rivka da Silva | Poli
21 – Odair Soares | Portaria
22 – Mayara de Oliveira | Poli
22 – Romilton Cesário | Transporte
23 – Sheila de Oliveira | Poli
24 – João Alvarenga | Poli
24 – Maria Francilene Gomes | Limpeza
27 – Roseli Bonetti | Poli