FUA Conecta #6 | agosto 2022

O FUA Conecta agora é 100% digital.

Campanha de Combate ao Assédio Moral

O empenho de todos é para o desenvolvimento da cultura de privilegiar os espaços de discussão, nos quais se busca a colaboração pessoal e coletiva para a construção de compromissos sobre convivência harmoniosa, processos de trabalho definidos com mecanismos de aferição da qualidade dos produtos e resultados esperados.   

⚠️ A campanha visa informar e orientar todos os colaboradores e envolvidos da FUA para que estejam cientes sobre situações de assédio moral no ambiente corporativo.
A Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação do Ministério Público do Trabalho foi
instituída pela Portaria n° 583/2017, de 22 de maio de 2017.   

Exemplos de assédio que NÃO DEVEM SER FEITOS:

✦ Dar orientações confusas ou imprecisas ao trabalhador;
✦ Designação de novas tarefas sem tratamento e orientação;
✦ Bloquear andamento do trabalho alheio;
✦ Atribuir erros imaginários ao trabalhador;
✦ Não repassar trabalho ao funcionário, provocando sentimento de inutilidade;
✦ Sobrecarga de trabalho com prazos impossíveis de serem cumpridos;
✦ Toda conduta abusiva (palavra, gesto, comportamento, atitude) que fique contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa degradando o clima de trabalho. 

Denuncie pelo e-mail: [email protected]

Hora da Receita

Para esta edição do FUA Conecta vamos aprender uma deliciosa receita de massa de pizza, com a inspetora Leny Haro!

Massa de pizza

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo 
  • 1 pitada de sal 
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • Água até dar o ponto

Modo de preparo: Misture a farinha com o sal. Em seguida, adicione o azeite e coloque água até dar o ponto. Logo, abra a massa com rolo e coloque na frigideira. Deixe dourar de um lado, para assim virar a massa e desligar o fogo. Adicione o molho e o recheio da sua preferência, ligue o fogo baixo e tampe. Caso prefira, coloque na airfryer por 5 minutos ou quanto achar necessário, dependendo do seu recheio.    

Após o Expediente

Nesta edição, quem compartilhou sobre suas atividades “após o expediente”, foi a Fernanda Soares, estagiária no Colégio Politécnico.    Além de estudante de pedagogia, Fernanda adora trabalhar com EVA e descobrir novas possibilidades através desse material, que é muito usado no dia a dia escolar. Ela conta que adora trabalhar com esse tipo de artesanato:  

“Além de ser estagiária no Colégio Politécnico, gosto muito de trabalhar com EVA e materiais recicláveis para criar novas possibilidades. Assim como painéis decorativos para o colégio, podemos criar instrumentos musicais, enfeites, chaveiros, jogos lúdicos que incentivam a criatividade e muito mais. São infinitas possibilidades!”  

O EVA é um material que possui diversas variações de cores, estampas. desenhos, espessuras e glitter. É o “queridinho” entre muitos profissionais de pedagogia, utilizado na confecção de trabalhos artísticos e artesanais para apresentação de conteúdos de forma lúdica e divertida para as crianças.   

Sobre sua experiência positiva com o EVA, retrata: “Esse hobby é como uma terapia para mim. Consigo esvaziar a mente, relaxar e me desprender de qualquer estresse comum do dia a dia. É o momento de me divertir com o que eu gosto e o que me faz bem.”

Dica de Mestre

Por Matildes Rodrigues de Aquino (professora de Língua Portuguesa do Poli 1 e 2)

“Houveram’ ou “houve”?

Quando o verbo “haver” for atribuído o sentido de existir ou acontecer, ele é impessoal, isto é, sem sujeito, portanto, só pode ser usado no singular. O correto é “houve muitos problemas”. 

Para mim fazer ou para que eu faça?

​Bom, para acabar de vez com a dúvida, basta pensar que mim é um pronome pessoal oblíquo, portanto, não pode exercer função de sujeito em uma oração. O “mim” não faz nada, certo? O correto é transpor a oração para o presente do subjuntivo: “PARA QUE EU FAÇA”. ​O mim deve ser usado no fim da oração. Exemplo: “Traga esse livro para mim”.

Dica do Alva

Por João Alvarenga (professor de Redação do Poli 1)

Guardião da nossa memória

Você já visitou o Gabinete de Leitura Sorocabano? O Gabinete é o guardião de nossa memória. Localizado na Praça Coronel Fernando Prestes (no coração de nossa cidade), o local, além de acolhedor, é de fácil acesso para quem deseja fazer pesquisas escolares ou consultar alguma obra rara, cuja edição esteja esgotada.

Na verdade, trata-se de uma das mais antigas instituições filantrópicas em funcionamento, em nossa cidade, pois foi fundada no dia 13 de janeiro de 1867, por um grupo de sorocabanos progressistas, entre eles, o empreendedor Luiz Matheus Maylasky.

Graças ao trabalho incansável de sorocabanos que se preocupam com nossa memória, o belo prédio abriga publicações históricas, documentos, jornais e fotos antigas. Tudo está preservado, pois abnegados voluntários cuidam com carinho não só do imóvel, mas de um rico acervo que contém mais de cinquenta mil obras, além de documentos que remontam o tempo da Sorocaba tropeira.

Assim, desde sua criação, há 155 anos, com observa o atual presidente da entidade, Laor Rodrigues, essa organização sempre se manteve fiel à defesa da nossa memória. O acervo é composto de publicações que fazem parte de uma história marcada por episódios que determinaram os nossos destinos. Além disso, foi nas salas dessa instituição que nasceram os ideais republicanos e o combate efetivo à escravidão.

Para sedimentar a importância desse espaço, por decisão da Câmara Municipal de Sorocaba, o Gabinete passa, agora, a fazer parte do patrimônio cultural imaterial do município. Com essa iniciativa, os vereadores reconhecem o grau de relevância dessa organização que faz parte da vida cultural de nossa cidade, pois também realiza encontros literários, saraus e noites de autógrafos.

Portanto, visitar o Gabinete é adentrar num ambiente que em tudo remete à nossa história. São fotos, móveis e obras fundamentais que exaltam nossa memória e prestam homenagem às figuras ilustres que marcaram nossa história. Logo, a existência dessa entidade enobrece Sorocaba.

Conhecendo o Setor

O setor, desta vez, é o do TI (Tecnologia da Informação). O departamento é responsável pela manutenção de toda a infraestrutura de rede física e lógica, gerenciamento dos servidores, que hoje estão hospedados internamente, e dos serviços contratados em nuvem. Também administra os sistemas que fazem a gestão da Fundação (SAP, Senior, Office 365), editorial (MSX), comercial (MSX), produtivo (Agfa e outros) e educacional (SAE8, Google for Education), além de diversos outros softwares para atender soluções periféricas.

Atendem todas as demandas dos usuários internos, de todas as unidades de negócio (administrativo, colégio e jornal), além de entidades assistidas, como o Lar e Escola Monteiro Lobato, onde auxiliamos nas dúvidas gerais de informática e manutenção dos PCs. O setor é composto pelo André Feitoza, Fábio Florêncio, Fábio Proença e Diego Zanardo, que permanece na Unidade 1 do Poli.

Aconteceu na FUA

No Dia dos Pais, os homens da FUA receberam um brinde especial para celebrar a data.

Meu querido pet

E temos uma seção nova no FUA Conecta! Neste espaço, você, colaborador (a) poderá compartilhar sua história e fotos com seus queridos pets. Quem estreia por aqui é a coordenadora pedagógica Sheila Oliveira, apresentando seus amados amigos de 4 patas: Tigrinho, Marrie e o cãozinho idoso de 13 anos, Raj Ananda.

Significam um amor sem fim, cada dia que chego em casa do trabalho eles estão ali me esperando com alegria e carinho, coisa que muitos humanos não tem a capacidade. Ter um pet é ter um amor incondicional, por centenas de vezes eu escolho eles. Só quem tem sabe deste amor que eu falo e sinto…

Boas vindas aos novos colaboradores!

Aldrey Iala Avila 

Estagiária | Politécnico


Ana Carolina Bela Alves Botelho     

Secretária | Politécnico


Ana Livia Ruiz dos Santos  
   

Jovem Aprendiz


Ana Paula da Silva 
     

Estagiária | Politécnico


Ana Paula Pena    

Auxiliar de Coordenação


Bianca Cardoso Santos   

Estagiária | Politécnico


Cristiane da Silva      

Estagiária | Politécnico


Elaine Cristina Moraes de Abreu     

Professora | Politécnico


Elisangela de Souza Pires     

Professora | Politécnico


Gabriela Lima Dias Antonelli  

Estagiária | Politécnico


Izadora Souza     

NutriSaúde


Jéssica da Silva Ramos 

Estagiária | Politécnico


Karen Ouverney dos Santos     

Professora | Politécnico


Marcela Rocha Carvalho 

Estagiária | Politécnico


Maria Aparecida Bueira  

Auxiliar de Limpeza


Maria Eduarda de Oliveira     

Estagiária | Politécnico


Maureen Fernanda Reis  

Assistente Administrativo


Pedro Jorge Coubassier  

Redação 


Taina Maximiano Feuon  

Estagiária | Politécnico


Thaís Marcolino 

Redação

 
Viviane Regina de Sousa 

Estagiária | Politécnico

Aniversariantes de Setembro

01 – Guilherme Galvão de Camargo | Politécnico

01 – Carlos Romero | Transporte

10 – Luana Bertholdo Guimarães | Politécnico

17 – Paulo Stequer | Transporte

17 – Emanuelle Cristina de Lima Correa Lamarca | Politécnico

19 – Carlos Alberto de Almeida | Politécnico   

22 – Renato Martines dos Santos | Seg. do Trabalho  

23 – Victor José Chinaque Pinheiro | Politécnico

24 – Jéssica da Silva Ramos | Politécnico

24 – Maria Eduarda de Oliveira | Politécnico

29 – Katia Vega | Politécnico    

Participe você também do FUA Conecta. Entre em contato com o RH ou o Marketing da FUA.